Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RISCO DE ESCORREGAMENTOS NOS DISTRITOS
DE LOSPALOS E ERMERA




INTRODUÇÃO


Neste momento o computador não é só uma coisa luxuosa ou uma ferramenta para ajudar resolver problema, mas é uma ferramenta principal para fazer actividade de processamento e visualização de informação geológico, ambos de armazenamento, processamento e reutilização de uma informação, se colabora – se com software do ArcGIS (ArcMap).

SIG é um sistema constituído por hardware, software e procedimentos, construído para suportar a captura, gestão, manipulação, análise, modelação e visualização de informação referenciada no espaço, com objectivo de resolver problemas complexos de planeamento e gestão que envolvem a realização de operações espaciais (Pedro Nogueira, 2008).
A visão baseada em mapas : os SIG como sistemas para processamento e visualização de mapas (Tomlin 91b).

Os objectivos deste trabalho são : Primeiro, criar um mapa de susceptibilidade e vulnerabilidade, e finalmente utilizar destes dois mapas para criar mapa final de risco de escorregamentos dos distritos de Lospalos e Ermera, e também analisar quais áreas que mais impactos de escorregamentos, quais de tipos geológicos e solos que influenciam aos acontecimentos de escorregamentos nos distritos de Lospalos e Ermera., com base em dados de geologia, solos, precipitação, altimetria (100 metros), pontos de escorregamentos que tomei em fotografias do Google Erath dos escorregamentos existentes nos distritos de Lospalos e Ermera; estradas e mapas topográficos da região Timor. Segundo, para estudantes praticam mais fazer mapas com software AcrGIS, como fazer query no SIG e percebem bem funciona das todas ferramentas existentes no ArcGIS.

Movimentos de vertente ou escorregamentos (mass wasting/ landslide) é movimento de materiais formadores de talude como rochas, materiais sedimentos, solos ou materiais misturados destas todas materiais de lugar origem em lugar que mais baixo por causa de gravidade de mundo, tipos e condição gelógicos e solos, pricipitação (clima), inclinação do terreno, sismo, e mais importannte é por causa de actividades dos humanos.
A maior parte de Timor Leste os escorregamentos ou movimentos de vertente aconteceram por causa de tipos geológicos que são : Complexos Argiloso e série de Maubisse; tipos de solos que são : Cambissolos e Fluvissolos; com precipitação >2500 mm e 1500 – 2000 mm, inclinações de terrenos entre 100 – 200 e 200 – 450 e actividade dos humanos que são : extração ilegal de madeira pelas comunidades locais, utilização dos terrenos para plantações, agriculturas e residencial que não dão atenção a estabilidade de taludes.




DISCUSSÃO DOS RESULTADOS


Geralmente em Timor Leste, zona de risco de escorregamentos ou movimentos de vertente que aconteceram diferentes por cada distritos, por exemplo entre distrito de Lospalos e distrito de Ermera, por causa de diferência tipos e condicões de geologia e solos (factor geológico); diferência zona de precipitação (clima) e inclinação do terreno (factor terreno) e diferentes actividades dos humanos (vulnerabilidade) (ver na figura 9,10,11,12,13,14,15 e 16).

DISTRITO DE LOSPALOS

A maior parte da zona do distrito de Lospalos é aproximadamente horizontal (planalto) e com tipos geológicos maioria são rochas calcárias.

Risco de escorregamentos do distrito de Lospalos dividi em 4 classes de risco, que são seguinte :

1. Risco Nulo

As zonas de risco nulo ou risco muito baixo são zonas que não aconteceram escorregamentos ou movimentos de vertente; ou zonas de escorregamentos existentes mas não há impactos à vida dos humanos ou às construções ou zonas de escorregamentos existentes nas áreas vazias.

Estas zonas ocupam maior áreas do distrito de Lospalos, mais ou menos 1.744.795,632 quilometros2 ou 95,78% da área total do distrito de Lospalos (ver na tabela 1).

2. Risco Baixo

As zonas de risco baixo são zonas de escorregamentos existentes mas não há muitos impactos ou não muito perigoso à vida dos humanos e às construções.

As zonas de risco baixo ocupam mais ou menos 24.309,18142 quilometros2 ou 1,33 % da área total do distrito de Lospalos (ver na tabela 1), com tipos geológicos que suportam para acontecer os escorregamentos de risco baixo são : recifes de coral Emersos, calcários lacustres de Pórus, série do Triásico – Jurássico, complexo argiloso, aluviões, série de Maubisse e Cretácico; com tipos de solos que existem, são : vertissolos, fluvissolos, cambissolos, gleissolos e luvissolos; com inclinação do terreno mais ou menos 00 – 100 e 100 – 200; e com zona de intensidade de precipitação são : zona com intensidade de precipitação >2000 mm/ano, 1500 – 2000 mm/ano,

Estas zonas encontram-se na sua maior parte a ocupar o centro do distrito de Lospalos ou na parte do subdistrito de Luro até uma parte do subdistrito de Lospalos; na parte de sudoeste do distritos de Lospalos ou no subdistrito de Iliomar; na parte de noreste do distrito de Lospalos ou na área do subdistrito de Tutuala; e na parte de norte do distrito de Lospalos ou na parte do suco de Com até até uma parte do subdistrito de Lautem.

3. Risco Médio

As zonas de risco médio são zonas de escorregamentos existentes, onde os escorregamentos podem aparecer prejudicial que mais significante à vida dos humanos e destruem todas as contruções que perto da zona de influenciada, mas com intesidade de escorregamentos médios.
As zonas de risco médio ocupam mais ou menos 51.535,28814 quilometros2 ou 2,83% da área total do distrito de Lospalos (ver na tabela 1), com tipos geológicos que suportam para acontecer os escorregamentos de risco médio são : recifes de coral Emersos, aluviões, complexo argiloso, série do Triásico – Jurássico, série de Viqueque e Cretácico; com tipos de solos que existem, são : cambissolos, fluvissolos, luvissolos e vertissolos; com inclinação do terreno mais ou menos 00 – 100 e 100 – 200; e com zona de intensidade de precipitação são : zona com intensidade de precipitação 1500 – 2000 mm/ano, 1000 – 1500 mm/ano

Estas zonas de risco médio podem encontrar-se na sua maior parte a ocupar na parte de sul até norte do distrito de Lospalos ou na parte baixa do subdistrito de Lospalos, através do centro de lospalos até uma parte do subdistrito de Luro, e até uma parte do subdistrito de Lautem; na parte sudoeste do sitrito de Lospalos ou no subdistrito de Iliomar: e na parte de noreste do distrito de Lospalos ou numa parte do subdistrito de Tutuala.

4. Risco Alto

As zonas de risco alto são zonas mais perigosas de escorregamentos ou movimentos de vertente existentes, que podem destruir todas as contruções (casas, estradas etc) e aprecimento uma prejudicial que muita alta à vida dos humanos (destruir todas as plantas etc) que perto da zona de influenciada, com intensidade de escorregamentos altos.
Estas zonas de risco alto localizam mais ou menos 991,294 quilometros2 ou 0,06% da área total do distrito de Lospalos (ver na tabela 1). Tipos de formações de geologia que existem nesta zona de risco alto, são : série de Viqueque, recifes de coral Emersos e série do Triásico – Jurrássico; embora de rochas também podemos encontrar alguns tipos de solos, que são : cambissolos, vertissolos e fluvissolos; com inclinação do terreno nesta zona mais ou menos 100 – 200; e estas áreas localizam-se na zona com intensidade de precipitação entre 1500 – 2000 mm/ano.
Estas zonas encontram-se na sua maior parte a ocupar o centro do distrito de Lospalos ou na parte do suco de Leuro até uma parte do suco de Cacaven do subdistrito de Lospalos e na parte noreste do distrito de Lospalos ou na parte do suco de Tutuala do subdistrito de Tutuala.


DISTRITO DE ERMERA


A maior parte da àrea do distrito de Ermera é como montanhas e com tipos geológicos maioria são rochas metamórficas e rochas argilas.

Risco de escorregamentos do distrito de Ermera dividi em 4 classes de risco, que são seguinte :

1. Risco Nulo

As zonas de risco nulo ou risco muito baixo são zonas que não existem nenhum escorregamento (movimentos de vertente) ou zonas de escorregamentos existentes mas não há impactos à vida dos humanos e não destruem algumas contruções que perto da zona de influenciada; ou zonas de escorregamentos existentes nas àreas vazias.

Estas zonas de risco nulo ou muito baixo dominam maior áreas do distrito de Ermera, mais ou menos 576.938,263 quilometros2 ou 75,1% da área total do distrito de Ermera (ver na tabela 2).

2. Risco Baixo

As zonas de risco baixo são zonas que existem alguns escorregamentos mas não há muito impactos à vida dos humanos e não destruem algumas construções (casas, estradas, etc).

Estas zonas ocupam mais ou menos 26.499,7021 quilometros2 ou 3,45% da área total do distrito de Ermera (ver na tabela 2). As formações geológicos que fazem partes nestes escorregamentos são : série metamórfica de Dili, série de Maubisse, complexo argiloso, zérie de Viqueque e série do Triásico – Jurássico; embora de tipos de formaçãoes geológicos, tipos de solos também fazem partes neste escorregamentos, que são : cambissolos ou acrissolos, cambissolos e vertissolos. Inclinção do terreno e clima (precipitação) também incluem em acontecimentos de escorregamentos, inclinações do terreno da zona influenciada são 00 – 100 e 200 – 450 e maior partes encontram-se em zonas com intensidades de precipitações 2000 – 2500 mm/ano e 1500 – 2000 mm/ano.

As zonas de risco baixo encontram-se na sua maior parte a ocupar o norte do distrito de Ermera ou quase ocupam as áreas do subdistrito de Railaco até uma parte do norte do subdistrito de Hatolia; e o sul do distrito de Ermera ou na parte do subdistrito de Atsabe.

3. Risco Médio

As zonas de risco médio são zonas de escorregamentos existentes, onde os escorregamentos fazem partes às destruições das construções (casas, estradas etc) e podem aparecer prejudicial que mais ou menos significante à vida dos humanos (destruições às plantas, hortas etc), mas com intensidade de escorregamentos médios.

Estas zonas de risco médio dominam áreas mais ou menos 126.926,157 quilometros2 ou 16,55% da área total do distrito de Ermera (ver na tabela 2). Tipos geológicos que formam os escorregamentos nestas zonas são : série metamórfica de Dili, série do Triásico – Jurássico, e complexo argiloso; os solos também formam os escorregamentos nestas zonas, com tipos de solos : cambissolos ou acrissolos, cambissolos e vertissolos. Inclinações do terreno da zona influenciada são 100 – 200 e 200 – 450; maior partes encontram-se em zonas com intensidades de precipitações >2500 mm/ano e 2000 – 2500 mm/ano.

Estas zonas encontram-se na sua maior parte a ocupar o centro do distrito de Ermera ou na parte do subdistrito de Letefoho, subdistrito de Hatolia até uma parte do subdistrito de Ermera; e dominam na parte do sul do subdistrito de Ermera ou na parte do sul do subdistrito de Ermera.

4. Risco Alto

As zonas de risco alto são zonas mais perigosas de escorregamentos ou movimenntos de vertente existentes, que os escorregamentos podem destruir todas as contruções (casas, estradas, etc) e aprecimento uma prejudicial que mais significante à vida dos humanos (destruir todas as plantas, hortas, etc) que perto da zona de influenciada, com intensidade de escorregamentos altos.

Estas zonas dominam mais ou menos 37.423,0679 quilometros2 ou 4,9% da área total do distrito de Ermera (ver na tabela 2). As formações geológicos que suportam ao acontecimentos de escorregamentos nestas zonas são : complexo argiloso, série de Maubisse e série metamórfica de Dili; com tipos de solos que encontram-se nestas zonas são : cambissolos e vertissolos. Inclinação do terreno da zona influenciada mais ou menos 200 – 450 e 100 – 200 e estas zonas localizam-se na zona com intensidade de precipitação >2500 mm/ano e 2000 – 2500 mm/ano.

As zonas de risco alto encontram-se na sua parte a ocupar o centro e norte do distrito de Ermera ou na parte do este do subdistrito de Hatolia até uma parte do norte do subdistrito de Ermera; na parte do oeste até uma parte do sul do subdistrito de Hatolia; e na parte do norte do subdistrito de Atsabe até uma parte do este do subdistrito de Letefoho.



CONCLUÇÕES


Os mapas resulatados de risco de escorregamentos dos distritos de Lospalos e Ermera são poucos diferentes em actual, uma das causas desta diferença é quando tomei pontos de escorregamentos em fotografia do Google Earth dos escorregamentos existentes, existem algumas fotografia do Google Earth são erros, por isso não tomei os pontos de Escorregamentos em fotografia erro no Google Earth, e também por causa do sistema de análise por SIG é pouco contrário no campo real de escorregamenntos nos distritos de Lospalos e Ermera.

1. Distrito de Lospalos

As zonas influenciadas de escorregamentos que mais perigosos, fazem partes às destruição de construições (casas, estradas, etc) e destruem todas as plantas, que aparecem prejudicial que mais significantes à vida dos humanos.

As zonas que mais influenciadas são : ao longo da parte do sul do distrito de Lospalos ou na parte do subdistrito de Iliomar que perto ao mar até uma parte do subdistrito de Tutuala; e no centro até uma parte do sul do subdistrito de Lospalos.

2. Distrito de Ermera

As diferenças das zonas influenciadas no distrito de Ermera não muito significantes. A zona que mais influenciada é na parte do norte do subdistrito de Railaco.

Para minimalizar de acontecimentos de escorregamentos que podem aparecer uma prejudicial que mais significantes à vida dos humanos, por exemplo : destruções às construições (casas, estradas, etc) e às plantas; podemos construir gabiões e dranagem nas áreas da zonas influenciadas.



BIBLIOGRAFIA



Nogueira, P., Rodrigues, D., e os amigos (2010). Movimentos de vertente em Timor-Leste : uma abordagem baseada em detecção remota e na análise por SIG. Volume X – no Y, VIII Congresso Nacional de Geologia.

Garcia, J. S. & Cardoso, J. C. (1978) – os solos de Timor. – Lisboa : Junta de investigações do ultramar. Mapas.

Leme, A., 1968. Breve ensaio sobre a geologia da província de Timor. Curso sobre a geologia do ultramar. Junta de invstigações do ultramar. Mapas

[URL1] – http://websig.civil.ist.utl.pt/timorgis/Home@1.asspx

Vilanova, Vital. (2007). Seminar Bencana Alam : Penyebab terjadinya dan prinsip dasar penanggulangan gerakan massa tanah. Surabaya : FTMK – ITATS – Jurusan Teknik Geologi.









Estas mapas são feitos análise por SIG





Sem comentários:

Enviar um comentário